
Mas que tipo de monitoramento? Bem, neste artigo sobre suporte técnico em TI, refletimos sobre as diferentes possibilidades existentes no mercado: ter um profissional na empresa dedicado à área; montar um departamento específico; ou contar com uma empresa terceirizada.
Qual a importância do monitoramento de TI?
De forma mais objetiva, o monitoramento de TI é indispensável para prevenir (e, quando necessário, curar) aquelas dores cotidianas de que já falamos. Até porque a infraestrutura de Tecnologia da Informação está cada vez mais complexa, e tudo tem que ser monitorado continuamente para garantir os níveis de qualidade dos sistemas de negócios.
O monitoramento também permite que os gestores se liberem dessas preocupações com questões operacionais. Quais questões? Vejamos abaixo três das mais
1 – Servidor, micros e notebooks parados
CPUs travados: talvez o maior monstro que uma empresa possa enfrentar. Mas, muitas vezes, ele é muito menos assustador do que parece. Falta de espaço em disco e problema no software podem ser algumas das causas do mau desempenho, e uma simples desfragmentação talvez seja a solução.
Mas o problema pode ser mais complexo, também. Seja como for, contar com uma empresa parceira que monitore os serviços e previna estes acontecimentos vai deixar tudo mais simples e fácil de resolver.
2 – Ameaça virtual por todos os lados
Ameaça das mais preocupantes, ainda mais em tempos de downloads desenfreados. Mas não tem jeito: é preciso ter antivírus, e ele deve estar sempre atualizado. Além disso, um bom firewall instalado ajuda a evitar ataques por programas de download e compartilhamento, por exemplo.
A propósito, as “portas de entrada” preferidas dos vírus são programas desatualizados. Não é à toa que fabricantes de softwares lançam atualizações a todo momento — então, instrua sua equipe a baixar sempre as últimas versões para se proteger dos ataques.
Falando em ameaças, um dos principais riscos da atualidade é o ransomware, código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento. E neste artigo, compartilhamos 4 práticas de backup para se proteger de ransomware.
3 – Internet em marcha lenta
Esta é capaz de tirar até um monge do sério. Você precisa de um arquivo, rodar um conteúdo em uma apresentação, e simplesmente não vai.
Desde um aparelho telefônico sem fio na frente do modem até problemas no cabeamento da fornecedora, existem vários fatores que podem interferir no sinal da internet. A propósito, temos, aqui no blog, um artigo muito instrutivo sobre problemas com WiFi caindo.
Mas, nas empresas, o grande empecilho costuma ser o tráfego intenso de informações que não se relacionem com o negócio. Em outras palavras, download de filmes, de músicas e de outros arquivos.
Neste caso, é imprescindível estabelecer um controle de acesso à rede. Por mais polêmica que seja a iniciativa, só ela vai garantir a segurança das suas informações e o melhor desempenho da internet.
Para saber mais, leia este nosso artigo sobre controle de acesso à internet nas empresas.
É isso! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Em um próximo artigo, abordaremos outras dores que o monitoramento de TI pode evitar.
E para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços que ajudam a realizar o monitoramento de TI, entre em contato hoje mesmo!
3 respostas